Programas de monitorias: um estudo de caso em uma IFES
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v6i4.11109Resumo
Este trabalho apresenta uma análise sobre o Programa de Monitoria do Departamento de Administração da Universidade Federal Fluminense (UFF) e seu impacto tanto para o aluno-monitor, a partir do processo de ensino-aprendizagem da iniciação à docência, quanto para o professor-orientador de monitoria. Estes realizam atividades que visam a auxiliar e renovar as práticas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem.
Para tanto, foi construída uma pesquisa que consiste num estudo de caso descritivo no qual foi utilizado como instrumento de pesquisa o Questionário de Avaliação do Programa de Monitoria aplicado aos professores e monitores do Departamento de Administração da UFF. Os resultados mostraram que tanto os professores respondentes (77%) quanto os monitores (68,8) concordam que a monitoria contribuiu para a evolução do desempenho dos alunos que são beneficiados pelo Programa. Constatou-se a importância da monitoria na vida acadêmica do monitor, tendo em vista sua contribuição para despertar o interesse pela docência, atendendo a um dos principais objetivos dos programas de monitoria das universidades federais.
Este estudo também lançou mão de entrevista semi-estruturada com o gestor atual do Programa de Monitoria na UFF e da análise do índice de aprovação dos alunos nas disciplinas beneficiadas pelo Programa no Departamento de Administração.
Os resultados demonstraram a necessidade de avaliação e acompanhamento sistemático da execução prática do Programa não apenas no curso de administração, mas em toda a Universidade.
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