Programas de monitorias: um estudo de caso em uma IFES

Autores

  • Daniele Maria Oliveira de Jesus UFF
  • Rafael Cuba Mancebo Universidade Federal Fluminense
  • Fernando Igor Pinho Pinto Universidade Federal Fluminense
  • Giovanni Victor Evangelista de Barros Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v6i4.11109

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise sobre o Programa de Monitoria do Departamento de Administração da Universidade Federal Fluminense (UFF) e seu impacto tanto para o aluno-monitor, a partir do processo de ensino-aprendizagem da iniciação à docência, quanto para o professor-orientador de monitoria. Estes realizam atividades que visam a auxiliar e renovar as práticas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem.

Para tanto, foi construída uma pesquisa que consiste num estudo de caso descritivo no qual foi utilizado como instrumento de pesquisa o Questionário de Avaliação do Programa de Monitoria aplicado aos professores e monitores do Departamento de Administração da UFF. Os resultados mostraram que tanto os professores respondentes (77%) quanto os monitores (68,8) concordam que a monitoria contribuiu para a evolução do desempenho dos alunos que são beneficiados pelo Programa. Constatou-se a importância da monitoria na vida acadêmica do monitor, tendo em vista sua contribuição para despertar o interesse pela docência, atendendo a um dos principais objetivos dos programas de monitoria das universidades federais.

Este estudo também lançou mão de entrevista semi-estruturada com o gestor atual do Programa de Monitoria na UFF e da análise do índice de aprovação dos alunos nas disciplinas beneficiadas pelo Programa no Departamento de Administração.

Os resultados demonstraram a necessidade de avaliação e acompanhamento sistemático da execução prática do Programa não apenas no curso de administração, mas em toda a Universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Maria Oliveira de Jesus, UFF

Departamento de Administração

Rafael Cuba Mancebo, Universidade Federal Fluminense

Departamento de Administração

Fernando Igor Pinho Pinto, Universidade Federal Fluminense

Faculdade de Administração

Giovanni Victor Evangelista de Barros, Universidade Federal Fluminense

Faculdade de Administração

Downloads

Publicado

2012-12-31

Edição

Seção

Artigos/Papers