Estética e consumo: estudando duas tribos urbanas cariocas
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v7i1.11120Resumo
A pesquisa foi motivada pela crescente importância dos estudos sobre o fenômeno do tribalismo urbano para o Marketing. Alguns desses estudos indicam que produtos e marcas podem ser apropriados pelos membros da tribo para a criação de uma identidade. Nesse contexto, definiu-se como objetivo deste estudo investigar e confrontar padrões estéticos e práticas de consumo adotadas por duas tribos urbanas identificadas com o dia e com a noite na cidade do Rio de Janeiro. A tribo do dia foi escolhida a partir da praia não só pela importância social, cultural e econômica que as praias assumem no Rio de Janeiro, mas também pelo fato de a praia ser o valor de ligação entre pessoas de diversos locais do Rio, particularmente das áreas mais nobres da cidade. Já a tribo da noite foi composta por frequentadores de bailes de black music. A análise desses grupos sugere que eles apresentam padrões estéticos específicos e distintos, que servem como forma de identificação entre os membros de cada grupo. Os resultados também apontaram que o consumo de determinados produtos está relacionado com os valores de ligação das tribos investigadas.
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