Como o microcrédito contribui para o desenvolvimento das MPEs? Estudo multicasos em empresas participantes do APL de confecção de Sergipe

Autores

  • Cassio Roberto Conceição Menezes Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Abimael Magno do Ouro Filho Universidade Federal de Sergipe
  • José Ricardo de Santana Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v7i3.11138

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar como o microcrédito tem contribuído para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas (MPEs), particularmente, aquelas instaladas nos arranjos produtivos locais (APLs) de Itabaianinha e Tobias Barreto (SE). Para tanto, o estudo se caracteriza como exploratório-descritivo e o método de pesquisa foi o estudo de casos múltiplos. Os principais resultados indicam que o microcrédito tem sido uma importante estratégia financeira das MPEs utilizada em capital de giro e investimento. Observou-se também que o fato de as empresas estarem localizadas em um arranjo produtivo tem facilitado o acesso às instituições financeiras e, consequentemente, ao capital solicitado. Os resultados mostram ainda que o microcrédito tem refletido positivamente na expansão das atividades e no aumento das vendas dos empreendedores locais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cassio Roberto Conceição Menezes, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Mestrando do Programa de Pós-Gradução em Administração - PROPADM/UFS. Professor Especialista no curso de Administração (graduação), da Universidade Tiradentes; Coordenador do Curso de Administração da Faculdade José Augusto Vieira - FJAV. Participa do grupo de pesquisa sobre Algomerações Industriais de PMEs em Sergipe.
CV.: http://lattes.cnpq.br/8605783635161814

Abimael Magno do Ouro Filho, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Administração pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (2006). Atualmente cursando o Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. Seu projeto investigativo está incluso na linha de pesquisa Empreendedorismo e Pequenas Empresas e aborda um tema inédito no Estado de Sergipe, tratando da desarticulação do arranjo produtivo local do município de Tobias Barreto, um polo industrial de confecções no interior do Estado. Tal projeto é financiado pela CAPES, o que já demonstra a importância de sua investigação. Possui experiência na área administrativa, desde o estágio como assistente administrativo na CEOP, trabalhando posteriormente na área de contabilidade gerencial em empresa que prestava serviços ao Hospital São Jose, em Aracaju- SE. Além disso, até sua admissão no Mestrado, trabalhava como administrador geral do A&A Representaçôes Ltda.

José Ricardo de Santana, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Economia de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (2004), mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1995) e bacharel em Economia pela Universidade Federal de Sergipe (1991). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Crescimento Econômico, Desenvolvimento Regional, Inovação e Finanças.

Downloads

Publicado

2013-09-30

Edição

Seção

Artigos/Papers