Percepção de culpa no boicote de um bem de luxo
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v7i3.11141Resumo
O presente trabalho discute a temática do boicote dos consumidores a partir de uma análise da ‘Percepção de Culpa’ como motivação para o boicote em três grupos: (i) calouros de Administração; (ii) Formandos de Administração; e (iii) alunos de Ciência da Computação. Para isso, são apresentadas duas hipóteses a serem testadas por meio do método experimento, tendo como sujeitos alunos dos dois cursos de uma universidade federal em Minas Gerais. H1 é a afirmação de que alunos formandos de Administração têm maior ‘Percepção de Culpa’ no boicote de um bem de luxo que alunos de Ciências da Computação. Já H2 é a afirmação de que alunos recém admitidos em um curso de Administração possuem a mesma média na ‘Percepção de Culpa’ no boicote de um bem de luxo que alunos de Ciência da Computação. Por meio de um experimento com 90 observações divididas em três diferentes grupos, observou-se que H1 foi aceita com p ≤ 0,05 e a H2 foi rejeitada no estudo. Isso demonstra que de fato alunos de Administração (calouros e veteranos) obtiveram maior ‘Percepção de Culpa’ como motivação para o boicote do que os alunos de Ciência da Computação em um contexto de responsabilidade social negativo de uma empresa fictícia. Estes resultados possibilitam entender que a abordagem de Responsabilidade Social Corporativa nas estruturas curriculares dos cursos de Administração vai para além do conhecimento teórico, sendo aplicadas na decisão de compra dos estudantes.Downloads
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