Abordagens da estratégia competitiva e formulação de estratégias empresariais
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v7i4.11150Resumo
Este artigo fornece uma alternativa para facilitar aformulação da estratégia competitiva de empresas, apresentando um procedimentode fácil aplicação que, além de considerar preceitos que fundamentam as duasprincipais correntes que tratam o assunto, a de Porter e a da Visão Baseada emRecursos, oferece à empresa possibilidades de aumentar sua competitividade.Inicialmente, por meio de pesquisa do tipo bibliográfica e interpretativa, faz-seum estudo sobre a teoria da estratégia competitiva para mostrar como os modelose técnicas delas decorrentes poderiam ser utilizados para a formulação daestratégia competitiva de empresas. Desse estudo emergiu o citado procedimento quefoi então aplicado a uma clínica odontológica, empregando-se a metodologia deestudo de caso, com os objetivos de testar sua aplicabilidade e verificar suaeficácia. São também discutidas as vantagens desse procedimento, entre as quaisse destaca a possibilidade de gerar um artefato em design science para formulação da estratégia competitiva deempresas. Por fim, apresenta-se o conteúdo desse possível artefato para nortearo desenvolvimento de seu projeto.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.