Abordagens da estratégia competitiva e formulação de estratégias empresariais

Autores

  • Ricardo Viduedo Raymundo Faculdade Campo Limpo Paulista / Pesquisa (FACCAMP)
  • José Luiz Contador Faculdade Campo limpo Paulista / Pesquisa (FACCAMP)
  • José Celso Contador Universidade Paulista (UNIP)

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v7i4.11150

Resumo

Este artigo fornece uma alternativa para facilitar aformulação da estratégia competitiva de empresas, apresentando um procedimentode fácil aplicação que, além de considerar preceitos que fundamentam as duasprincipais correntes que tratam o assunto, a de Porter e a da Visão Baseada emRecursos, oferece à empresa possibilidades de aumentar sua competitividade.Inicialmente, por meio de pesquisa do tipo bibliográfica e interpretativa, faz-seum estudo sobre a teoria da estratégia competitiva para mostrar como os modelose técnicas delas decorrentes poderiam ser utilizados para a formulação daestratégia competitiva de empresas. Desse estudo emergiu o citado procedimento quefoi então aplicado a uma clínica odontológica, empregando-se a metodologia deestudo de caso, com os objetivos de testar sua aplicabilidade e verificar suaeficácia. São também discutidas as vantagens desse procedimento, entre as quaisse destaca a possibilidade de gerar um artefato em design science para formulação da estratégia competitiva deempresas. Por fim, apresenta-se o conteúdo desse possível artefato para nortearo desenvolvimento de seu projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-30

Edição

Seção

Artigos/Papers