Contribuições da pedagogia freireana aos profissionais empreendedores

Autores

  • Rosivaldo de Lima Lucena Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Wanusa Campos Centurión Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • José de Arimatéia Dias Valadão Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v8i1.11156

Resumo

O objetivo deste ensaio foi analisar como a Pedagogia Freireana contribui para o desenvolvimento de profissionais empreendedores na área de Administração. A fundamentação teórica foi baseada em questões relacionadas à Pedagogia Freireana, ao empreendedorismo, à educação empreendedora e ao ensino nos cursos de Administração. Uma comparação da educação empreendedora com a pedagogia de Paulo Freire foi feita com o intuito de identificar os aspectos convergentes e possibilidades de contribuição dessa pedagogia para o desenvolvimento de profissionais empreendedores nas Instituições de Ensino Superior (IES), mais especificamente do curso de Administração. Foi identificado que a educação empreendedora enfatiza comportamentos e atitudes, envolvendo o desenvolvimento de potencialidades fundamentais em um âmbito maior que o fazer empresarial e o saber técnico científico, buscando na auto-realização a valorização do ser e da coletividade, fatores que convergem diretamente com a pedagogia proposta por Paulo Freire.

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Biografia do Autor

Rosivaldo de Lima Lucena, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Prof. Ajunto III da Universidade Federal da Paraíba

Wanusa Campos Centurión, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutoranda em Administração pela UFBA

José de Arimatéia Dias Valadão, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Administração pela UFPE

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Publicado

2014-03-30

Edição

Seção

Ensaios/Essays