Metodologias intervencionistas: contribuição teórico-metodológica vigotskyanas para aprendizagem organizacional

Autores

  • Marcio Pascoal Cassandre Universidade Estadual de Maringá/Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Marco Antonio Pereira Querol University of Helsinki e Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v8i1.11159

Resumo

Esta revisão teórica introduz o conceito e os princípios das Metodologias Intervencionistas e apresenta três propostas metodológicas de pesquisa para a Aprendizagem Organizacional no Brasil. As propostas são: Clínica da Atividade, Quinta Dimensão e Laboratório de Mudança, herdeiras dos pressupostos vigotyskianos da Teoria da Mediação Cultural e a Estimulação Dupla. Sob o eixo teórico intervencionista, analisou-se a harmonia de três propostas com esses princípios, oferecendo subsídios dessas potenciais abordagens teórico-metológicas para o estudo da aprendizagem e do desenvolvimento organizacional, de forma que possam inspirar  outras análises do fenômeno, ofereçam subsídios para expandir o conceito e preencham a lacuna metodológica explicitada pelos autores da Aprendizagem Organizacional, provocando novas  discussões metodológicas para as  pesquisas nos Estudos Organizacionais. As propostas possuem em seu escopo uma composição teórico-metodológica capaz de pensar a organização como um fenômeno histórico, complexo, concreto, em movimento e dialético, rompendo-se, assim, com leituras formais, prescritivas e abstratas das organizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Pascoal Cassandre, Universidade Estadual de Maringá/Programa de Pós-Graduação em Administração

Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração. Doutor em Administração pela Universidade Positivo e University of Helsinki.

Marco Antonio Pereira Querol, University of Helsinki e Universidade Federal do Paraná

Doutorado em Educação de Adultos pela Universidade de Helsinki, Finlândia(2011)
e pesquisador pós-doutorando da Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2014-03-30

Edição

Seção

Artigos/Papers