Determinantes para a Formação da Cultura Empreendedora: a Experiência do Projeto Desafio SEBRAE.

Autores

  • Maurício Mendes Boavista de Castro Universidade Federal do Piauí - Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS).
  • Sérgio Aquino de Souza Universidade Federal do Ceará
  • João Carlos Hipolito B. Nascimento Universidade Federal do Piauí - Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS).
  • Leonardo Victor de Sá Pinheiro Universidade Federal do Piauí - Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS).
  • Juliana Reis Bernardes Universidade Federal do Piauí - Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS).

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v8i1.11162

Resumo

O presente estudo de caráter descritivo foi operacionalizado por meio de levantamento de dados com os alunos piauienses que participaram do jogo de empresas desafio SEBRAE. Nesse aspecto, o objetivo do presente estudo foi verificar se o jogo de empresas Desafio SEBRAE apresenta influência significativa para que o estudante universitário piauiense obtenha uma visão empreendedora. Considerando que política de aplicação de jogos e simulações nas escolas e instituições formadoras de futuros profissionais de mercado ajuda significativamente à sua formação empreendedora, pôde-se considerar, dentre os achados da pesquisa, que o jogo virtual Desafio SEBRAE cumpre seu papel, seja completando a lacuna não preenchida pelo sistema de Ensino Superior padrão, seja motivando a cultura empreendedora dos alunos através da incursão prática que as simulações de mercado oferecem.

Palavras-chave: Jogos de Empresas; Empreendedorismo; Ensino Superior.

 

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Biografia do Autor

Sérgio Aquino de Souza, Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2014-03-30

Edição

Seção

Artigos/Papers