Atitudes de Consumidores de Baixa Renda em Relação às Restrições ao Lazer

Autores

  • Ana Raquel Rocha PUC Rio
  • Fabio Francisco de Araujo PUC Rio
  • Paulo Cesar Motta PUC Rio

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v8i1.11164

Resumo

O estudo das restrições de lazer busca entender o impacto das restrições de lazer sobre os consumidores. Este estudo investiga a maneira pela qual as pessoas classificadas como de baixa renda se utilizam de estratégias para diminuir as restrições ao lazer a que são submetidas. Por meio de entrevistas semi estruturadas, observa-se que: 1) há uma dose de prazer em ficar casa ou perto dela, representativa de lazer para este grupo; 2) que aquilo que restringe o lazer do entrevistado não se limita exclusivamente à falta de dinheiro, 3) que sua percepção do que é um lazer típico no Rio pode não corresponder aos seus desejos de lazer particulares, de forma que o consumidor não se sente restringido e 4) que sua principal queixa foi direcionada às restrições ligadas às viagens. Os entrevistados trabalham na cidade do Rio de Janeiro, residem distante das principais áreas de lazer da cidade e levam mais de uma hora em seu deslocamento para o trabalho, diariamente. Não foram identificadas características de negociação das restrições de lazer, como proposto pela literatura, dando indícios de que o lazer de que se dispõe é percebido como positivo e satisfatório.

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Biografia do Autor

Ana Raquel Rocha, PUC Rio

Doutoranda do programa de Administração de Empresas da Pontifíca Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com término previsto para 2014. Seu tema de pesquisa relaciona-se aos novos consumos da nova classe C brasileira. Mestre em Administração de Empresas pela Pontifĩcia Universidade Católica do Rio de Janeiro, na linha de pesquisa de Marketing (2006), tendo apresentado dissertação acerca de ligações nostálgicas para diferentes coortes geracionais. MBA em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002) e MBA em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas RJ (2002). Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (1985). Foi Coordenadora e Professora do curso Tecnólogo em Turismo, da FATEC - Faculdade SENAC Rio - e professora da Universidade Estácio de Sá, no curso de Pós-graduação em Gastronomia. Professora dos cursos de MBA, Pós-Graduação e Graduação a Distância da AVM Faculdade Integrada, conveniada da Universidade Candido Mendes.

Fabio Francisco de Araujo, PUC Rio

Doutorando do programa de Administração de Empresas da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), na linha de pesquisa de Estratégia e Marketing. Mestre em Administração de Empresas da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro na linha de pesquisa de Organizações e Marketing (2011). Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), onde foi Monitor Bolsista de Direito Comercial. Possui graduação em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006), onde foi Bolsista de Iniciação Científica do Projeto PIBIC (CNPq) na linha de pesquisa sobre a formação do administrador e desenvolvimento de competências. Possui artigos publicados em anais de congresso e em revistas indexadas na área de administração no Brasil e no exterior.

Paulo Cesar Motta, PUC Rio

Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro do departamento de Administração (Instituto de Administração e Gerência – IAG). Possui doutorado em Administração - University of Kansas (1973), mestrado em Administração - University of Kansas (1971), e graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1964). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia e Marketing de Serviços, atuando principalmente nos seguintes temas: serviços com aplicações em efeitos geracionais e em consumidores em desvantagem – pobres, idosos e analfabetos funcionais. Autor de livros e possui diversos artigos publicados.

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Publicado

2014-03-30

Edição

Seção

Artigos/Papers