Competências empreendedoras: um estudo com funcionários administrativos de uma empresa do ramo alimentício
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v8i1.11165Resumo
As mudanças no ambiente de negócios fazem comque as organizações necessitem estar prontas para enfrentá-las e o fator humanoé uma das condições mais importante. É necessário contar com pessoascomprometidas, capazes de perceber e buscar oportunidades. Isto implica em tercolaboradores que possuam competências empreendedoras ou que possamdesenvolvê-las e assim contribuir para o desempenho desejado, tanto pessoalcomo organizacional. Este estudo tem como objetivo identificar e avaliar quaiscompetências empreendedoras estão presentes nos colaboradores de uma empresa doramo alimentício localizada em Itajaí, Santa Catarina. As análises de dados foramexploratórias, descritivas e inferenciais, empregando-se técnicas estatísticasunivariadas e multivariadas. Os resultados mostram que as competênciasempreendedoras encontram-se presente nos funcionários, mas elas não sedistribuem homogeneamente, permitindo segregar os respondentes em quatrogrupos. Assim mesmo, as dez competências consideradas não se manifestam emconcordância com o modelo teórico que as agrupa em três conjuntos, o derealização, de planejamento e de poder. Para a amostra, a análise fatorialexploratória permitiu distinguir dois grupos de competências e, a partir deles,as posteriores análises de variância mostraram diferenças ao considerar o grupoem que o empregado está inserido, seu gênero e seu tempo de serviço na organizaçãoDownloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.