Absolut spoof: subvertendo a publicidade da marca Absolut

Autores

  • Renata Couto de Azevedo de Oliveira IAG/ Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Luís Alexandre Grubits de Paula Pessôa IAG/ Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v8i2.11167

Resumo

O objetivo do presente estudo é investigar como as paródias publicitárias (ou spoof ads) da marca Absolut Vodca veiculados no site da AdBusters Media Foundation, que possui destaque dentre os movimentos de resistência classificados como culture jamming, refletem as características e críticas apontadas na literatura sobre tal movimento. Trata-se de uma pesquisa exploratória com base em um estudo de caso dos spoof ads da marca Absolut. Os resultados apontam que muitas das características do movimento de culture jamming estão presentes no corpus analisado. Conclui-se, portanto, que os spoofs são elementos representativos do movimento jammer de resistência previamente mencionado.

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Biografia do Autor

Renata Couto de Azevedo de Oliveira, IAG/ Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ, 2001); MBA em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IAG/PUC-RJ, 2008); Mestranda em Administração de Empresas, com ênfase em Marketing, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IAG/PUC-Rio)

Luís Alexandre Grubits de Paula Pessôa, IAG/ Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1993); Mestre em Administração de Empresas, com ênfase em Marketing, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 1996) e Doutor em Letras, na área de estudos linguísticos, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM-SP, 2010), tendo realizado estágio doutoral (PDEE/CAPES) no Institut d Études Politiques de Paris (Sciences-Po, 2009/2010). Professor do Instituto de Administração e Gerência da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IAG/PUC-Rio), onde leciona desde 1996. Pesquisador das áreas de marketing, comportamento do consumidor e comunicação, com interesse na aplicação do aparelho teórico-metodológico da Linguística e da Semiótica na abordagem dos fenômenos relacionados a esses campos. Possui experiência de 14 anos como executivo de empresas brasileiras de grande porte, em cargos gerenciais da área de marketing, comunicação (publicidade) e negócios.

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Publicado

2014-06-30

Edição

Seção

Artigos/Papers