Competências do Professor Universitário: A Prática Como Itinerário Para a Aprendizagem Ativa do Aluno e Para a Formação Continuada do Docente
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v8i2.11176Resumo
O presente ensaiopropõe ampliar as discussões sobre a importância da prática didático-pedagógicado professor universitário – com enfoque em Instituições Federais de EnsinoSuperior (IFES) – como condição necessária para promover a aprendizagem ativado aluno de Administração. Para fundamentar a proposta, entende-se que aincursão na prática disciplinar exige do professor universitário um conjunto decompetências, as quais devem ser regularmente empregadas, permitindo ao alunoestender o horizonte que compreende a problematização, a reflexão, acriticidade, a compreensão e o significado do conhecimento. Nesta perspectiva,encontram-se imbricadas questões que tratam do mercado de trabalho, dacompetência e formação do professor e, como consequência deste enredamento, daaprendizagem ativa do aluno. Para ancorar a proposta ensaística, recorreu-se,entre outras fontes, às experiências e fundamentos de Dewey (2013), Perrenoud(2013), Pimenta e Anastasiou (2010), Sandberg e Pinnington (2009), Schön(2000), Silva e Costa (2014), Sordi e Silva (2010) e Zarifian (2011).Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.