Mapeando a produção científica sobre Economia Criativa em periódicos nacionais e internacionais de 2000 a 2013

Autores

  • Aline Santos de Almeida Universidade Federal de Sergipe
  • Rivanda Meira Teixeira Universidade Federal de Sergipe
  • Maria Conceição Melo Silva Luft Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v8i4.11190

Resumo

Os estudos sobre a economia criativa tem crescido significativamente em muitas economias desenvolvidas e em desenvolvimento e pesquisas sobre essa temática estão cada vez mais institucionalizadas. Este estudo pretende descrever e analisar a produção cientifica que aborda esta temática em periódicos nacionais e internacionais publicados no período entre 2000 a 2013. Especificamente pretende apontar as principais temáticas e teorias abordadas nos estudos nacionais e internacionais e analisar as abordagens metodológicas adotadas nesses estudos.  A amostra foi constituída de noventa e uma publicações obtida pela busca no portal de Periódicos Capes.  Constatou-se que as publicações nacionais são mais voltadas para a indústria cultural, tem como tema central a educação, a abordagem teórica mais adotada é a Teoria Crítica e são, essencialmente, teóricos. Por sua vez; as publicações internacionais são direcionadas para a indústria criativa, tem como tema central a gestão dessas indústrias, a abordagem teórica mais utilizada é a Teoria do Capital Criativo e são, em sua maioria, teórico-empíricos.  Destaca-se o aumento no número de publicações ao longo dos anos, a diversidade de temáticas abordadas e o baixo índice de artigos quantitativos. Com base em conclusões, limitações e implicações encontradas nas publicações analisadas, são apresentadas sugestões para futuros estudos, de modo a contribuir para a consolidação do campo de estudo.

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Biografia do Autor

Aline Santos de Almeida, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda do Mestrado em Administração da Universidade Federal de Sergipe

Rivanda Meira Teixeira, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Administração pela Cranfield University na Inglaterra e Mestre em Administração pela COPPEAD, da Universidade Federal do no Rio de Janeiro.  Pós Doutorado em Gestão Turismo na Bournemouth University, Inglaterra e Strathclyde University, Escócia (2001). Pós Doutorado em Empreendedorismo em Turismo na HEC Canadá (2007). Professora do Mestrado em Administração (PROPADM) da Universidade Federal de Sergipe.  

Maria Conceição Melo Silva Luft, Universidade Federal de Sergipe

Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Alagoas e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco. Atua como professora da graduação do curso de Administração da UFS desde 1997 e no mestrado em Administração desde 2011.

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Publicado

2014-12-30

Edição

Seção

Artigos/Papers