O dilema da Toldo Metalmecânica: caso de ensino

Autores

  • Eliana Andréa Severo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)
  • Julio Cesar Ferro de Guimarães Universidade Potiguar (UnP - PPGA)

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v8i4.11198

Resumo

O setor metalomecânico é um grande impactante ambiental, pois além de consumir recursos naturais, gera uma série de poluentes ambientais. Destaca-se que está cada vez mais evidente a questão ambiental e social, tanto no Brasil como na grande maioria dos países do ocidente. As estratégias ambientais propõe que novas tecnologias e ações sejam desenvolvidas no âmbito da economia ambiental, ecológica e social. A Toldo Metalmecânica Ltda é uma empresa que surgiu em virtude das habilidades e visão empreendedora do proprietário Rui Toldo. Após 33 anos atuando no mercado nacional o empresário necessitava abarcar novos mercados, pois estava se tornando impossível competir no mercado local e a empresa apresentava problemas ambientais. Neste sentido a empresa deveria se adequar o mais rápido possível, pois a pressão dos stakeholders influenciava a comercialização dos produtos. O objetivo desse caso de ensino é propor reflexões acerca das decisões e ações associadas à gestão ambiental e a responsabilidade social aplicada às empresas Metalmecânicas. Sua utilização está indicada em cursos de Pós-graduação e Graduação em Administração e Engenharia da Produção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Andréa Severo, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, e pela Universidade de Caxias do Sul, UCS. Mestrado em Administração pela UCS. Especialização em Gestão Ambiental com Ênfase na Indústria pela UCS. Graduação em Administração pela Universidade Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS. Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena pela Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC. Experiência na área de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade Ambiental.

Julio Cesar Ferro de Guimarães, Universidade Potiguar (UnP - PPGA)

Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, e pela Universidade de Caxias do Sul - UCS. Mestrado em Engenharia da Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Especialização em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Faculdade Internacional de Curitiba, FACINTER. Especialização em Design de Produto pela Faculdade da Serra Gaúcha - FSG. Graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul - UCS. Atualmente é professor do Mestrado Profissionalizante em Administração, Graduação e Pós-Graduação da Universidade Potiguar - UnP nas Disciplinas de Logística, Métodos Quantitativos e Ambiente da Sustentabilidade e Responsabilidade Social. Com experiência na área de Administração, Engenharia de Produção e Métodos Quantitativos.

Downloads

Publicado

2014-12-30

Edição

Seção

Produto Tecnológico Educacional