Masculinidade, autoimagem e preconceito em representações sociais de homossexuais
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v9i1.11200Resumo
Neste artigo o objetivo é investigar como gays representam a si próprios, sua própria masculinidade, e os outros homossexuais nas suas relações sociais cotidianas, o que se estende ao meio organizacional. Pressupomos que ocorre a reprodução de representações de masculinidades hegemônicas e subordinadas em tais relações. A metodologia adotada é qualitativa, sendo este estudo exploratório de características descritivas. Foram entrevistados individualmente 13 homossexuais masculinos, buscando apreender suas histórias de vida. Os resultados sugerem que a masculinidade é ambígua, pois os entrevistados se representam como “mais homens” do que outros gays efeminados, ratificando uma espécie de reprodução social da discriminação. As conclusões sugerem que as representações sociais são úteis não apenas por mapear como se sentem os gays, mas também como eles reagem a todo um aparato social de discriminação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.