Mapeamento do ensino e pesquisa dos cursos de graduação e pós-graduação em Administração no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v9i1.11204Resumo
Considerando que o curso de Administração vem apresentando índices significativos de crescimento nos últimos anos no país, este artigo se propõe a realizar um mapeamento do ensino e pesquisa desses cursos tanto de graduação como de pós-graduação no Brasil. Para isso, a com a coleta dos dados dos cursos de graduação foi obtida junto ao portal e-MEC. Já dos cursos de pós-graduação foi feita com base nos cursos reconhecidos e recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e suas Linhas de Pesquisa na Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração. Os principais resultados mostram que, quanto à graduação existe certa uniformidade na distribuição dos cursos, diferentemente do que ocorre na pós-graduação, onde as ofertas ocorrem em menos Estados e basicamente nas suas capitais. Entretanto, ambos mapeamentos apresentaram forte concentração de cursos ofertados nas regiões Sudeste e Sul, conhecidas como as regiões mais desenvolvidas do país.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.