Avaliação da sustentabilidade corporativa e da cultura organizacional – survey no setor brasileiro de cosméticos
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v9i1.11208Resumo
Os benefícios oriundos das práticas de sustentabilidade são aqueles ligados a redução de custos, ampliação do volume de vendas, melhoria do clima organizacional, e o aumento das parcerias de ordem estratégicas. Sabe-se que esses benefícios podem relacionar-se a determinados tipos de cultura, que resumidamente pode ser definido, como o jeito no qual as coisas são realizadas em determinado ambiente, que vai desde uma casa, até um país, passando pelos diversos agentes envolvidos nas relações. Para se tratar da questão nas empresas, existe a chamada cultura organizacional. Essa pesquisa faz parte de um estudo de doutorado que buscou avaliar as diversas relações entre Sustentabilidade Corporativa e Cultura Organizacional. Aqui são apresentados os resultados da avaliação da cultura organizacional no setor de cosmético brasileiro, por meio da análise de correspondência. As análises mostram a existência de quatro grupos com associação entre posicionamentos. Verificou-se a associação entre empresas que consideram na maioria das vezes, os principais valores como liberdade e valorização das conquistas com empresas que tiveram benefícios muito grandes das práticas de sustentabilidade. Empresas com dificuldade de planejamento, estruturação, organização e capacidade analítica são empresas que tiveram apenas uma moderada melhoria no clima organizacional. Empresas sem a divisão de gênero e os funcionários podem falar diretamente com seus diretores são empresas que conseguiram uma ampliação muito grande do volume de vendas e expansão de mercado com a adoção dos programas de sustentabilidade. Nesse estudo, foi possível identificar importantes elementos da percepção gerencial sobre os benefícios oriundos de práticas de sustentabilidade no setor de cosmético brasileiro, não esgotando as possibilidades de análise, que podem ser aprofundadas e comparadas com os resultados de outras abordagens, como sugestão para futuras pesquisas no setor.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.