Lei rouanet x crowdfunding: fomentando os empreendimentos culturais

Autores

  • Clerilei Aparecida Bier Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Ricardo Alves Cavalheiro Universidade do estado de santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v9i2.11212

Resumo

O presente trabalho objetiva analisar os métodos de captação de recursos de empreendimentos culturais da Lei Rouanet e do Crowdfunding. A estratégia de investigação utilizada foi a de estudo multicasos, de cunho predominantemente qualitativo e descritivo, em uma visão contextual-processual, utilizando-se do método de investigação histórico-interpretativo. Embasado no resultado da pesquisa, propôs-se uma plataforma de financiamento cultural direcionada às pessoas físicas capaz de promover a emancipação da sociedade civil, no que tange a tomada das rédeas da produção cultural nacional, em especial na definição dos destinos de aplicação tanto dos recursos públicos quanto da efetivação das políticas culturais brasileiras. Dita plataforma se propõe ainda potencializar as políticas públicas culturais, bem como democratizar o processo decisório da tomada de decisão sobre a aplicação dos recursos públicos do Estado Brasileiro com participação e controle social, em harmonia com a Lei Rouanet.

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Biografia do Autor

Clerilei Aparecida Bier, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

- graduada em Direito pela Universidade Federal do Paraná(1983), Doutora em Direito pela Universidad Complutense de Madrid(1990) e Pós Doutora pela Faculty of Business - University of Technology, Sydney (2007). Atualmente é professor titular de Direito do Trabalho na Graduação e do Programa de Mestrado do CCA/ESAG da Universidade do Estado de Santa Catarina. Atua na área de Administração, Direito e Ciências Políticas. É líder do Grupo de pesquisa SAPIENTIA -Grupo de Estudos das Transformações Sociais e Organizacionais que estuda e pesquisa sob a ótica estratégico gerencial, as mudanças e transformações das Relações de Trabalho, Sindicalismo e Relações Coletivas de Trabalho, Relações Internacionais, Gestão Estratégica das Organizações do Terceiro Setor, Responsabilidade Social, Práticas Emancipatórias e Cidadania, Relações de Poder e Sociedade.

Ricardo Alves Cavalheiro, Universidade do estado de santa Catarina - UDESC

Graduado em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2009) e em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010), Mestre em Administração do Programa do Centro de Ciências da Administração e Sócio-Econômicas - ESAG da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, na linha de pesquisa de Organização e Tecnologias de Gestão.

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Publicado

2015-06-30

Edição

Seção

Artigos/Papers