O Lançamento de uma nova embalagem do refrigerante Coca-Cola: um estudo de caso sobre o lançamento da mini pet pela empresa Rio de Janeiro Refrescos

Autores

  • Fábio Francisco de Araujo Professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC).
  • Luciana Barata Adler Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v9i2.11216

Resumo

Este estudo investigou o lançamento da embalagem de Coca-Cola Pet 250 mililitros (ml.) realizado pela empresa Rio de Janeiro Refrescos. O foco do lançamento recaiu sobre consumidores de baixa renda. Aaker (1998) descreve que a marca é composta por ativos e passivos que podem ser agrupados em cinco dimensões: lealdade, conhecimento, qualidade percebida. No caso dos consumidores de baixa renda, o interesse pode ser relacionado com aspirações sociais e sentimentos de inclusão, que vêm com o consumo das mesmas marcas consumidas pelas classes altas (Chauvel e Mattos, 2008). Prahalad (2005) destaca que criar ofertas competitivas para baixa renda permite aproveitar novas oportunidades de mercado. O método caso foi utilizado para condução da pesquisa. A adoção do estudo de caso, que preconiza o uso de múltiplas fontes de evidência, cria condições para uma triangulação dos dados durante a fase de análise (Yin, 2005). Foram realizadas entrevistas em profundidade com profissionais de marketing da empresa e de um ponto de vendas do produto. Os resultados mostram que a estratégica foi eficiente em enfrentar os concorrentes do mercado de bebidas não-alcoólicas, e que o produto foi adequado para atingir o público-alvo, pois permitiu o consumo do refrigerante Coca-Cola a um preço mais acessível.

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Biografia do Autor

Fábio Francisco de Araujo, Professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC).

Professor de Marketing da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professor de Administração da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC).Doutor em Administração de Empresa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2015). Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2011). Área de interesse: Marketing e Estratégias Organizacionais. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2008), onde atuou como pesquisador e monitor de Direito Empresarial. Graduou-se em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2006), onde participou de projetos de iniciação científica. Experiência profissional na área de Gerência de Projetos no SESCOOP/RJ (2004). Experiência Profissional na área de Logística e Compras da Reginaves Ltda. – Frangos Rica (2005 e 2006). Áreas de interesse: marketing, estratégia, planejamento e organizações. Instituição de vinculação: PUC-Rio.

Luciana Barata Adler, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Mestre em Administração pela PUC-Rio em 2014. Especialição em Administração, curso IAG Management em 2012. Graduada em Administração pela PUC-Rio em 2006.

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Publicado

2015-06-30

Edição

Seção

Artigos/Papers