Promoção de vendas: uma análise dos fatores influenciadores da intenção de compra de um produto em desconto
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v9i4.11234Resumo
Resumo: a pesquisa se propôs a avaliar o efeito da promoção de vendas de desconto sobre a intenção de compra. Pretendeu investigar como os comportamentos associados à atratividade da campanha, impulsividade, percepção hedônica e risco financeiro se relacionam com o produto com desconto. Foi realizado um experimento de laboratório junto a seiscentos e setenta alunos de graduação do curso de administração de empresas de uma Instituição de Ensino Superior localizada no sul do Brasil. Os resultados apresentaram influência significativa da promoção de desconto sobre a intenção de compra do consumidor. Ademais, foram detectadas influências positivas e significativas da atratividade da promoção sobre a intenção de compra do produto em desconto, assim como uma relação entre impulsividade e percepção hedônica sobre o bem ofertado. Como esperado, encontrou-se, ainda, relação negativa entre a percepção de risco financeiro e a intenção de compra.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.