Institutional work: uma ponte entre estudos críticos e institucionais?

Autores

  • Camila Bruning Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGADM. Universidade Federal do Paraná - UFPR.
  • Andre Luis Marra do Amorim Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGADM. Universidade Federal do Paraná - UFPR.
  • Luciana Godri Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGADM. Universidade Federal do Paraná - UFPR.

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v9i4.11242

Resumo

O artigo debate a proposta de Lawrence, Suddaby, e Leca (2011) de construção de uma ponte entre as abordagens crítica e institucional em estudos organizacionais por meio do conceito de institutional work. São analisadas as teorias de institutional work (Lawrence; Suddaby; Leca, 2011), e, dentro da perspectiva crítica, da teoria da Economia Política do Poder (FARIA, 2008). São identificados quatro pontos que mostram problemática esta aproximação teórica: o conceito de instituição; o conceito de mudança institucional; o conceito de agência; e o foco sobre intencionalidade, interesse e poder. Conclui-se que a proposta de aproximação teórica das distintas abordagens demanda que se analisem, debatam e esclareçam as bases epistemológicas e o corpo teórico em que os conceitos de ambas são utilizados, para que não se caia na falácia de fazer comparação direta de conceitos que, embora tenham a mesma terminologia, são utilizados com significados diferentes em cada tradição teórica.

Palavras-chave: Institutional Work; Economia Política do Poder em Estudos Organizacionais; Interdisciplinariedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Bruning, Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGADM. Universidade Federal do Paraná - UFPR.

Graduação em Psicologia; Especialização, Mestrado em Administração e Atual doutoranda do Programa de pós Graduação em Administração - PPGADM, da Universidade Federal do Paraná. Áreas de pesquisa e atuação Análise Organizacional, Psicologia do Trabalho.

Downloads

Publicado

2015-12-30

Edição

Seção

Artigos/Papers