História, Memória e Meios de Comunicação: Uma Análise do Discurso Publicitário na Revista Veja

Autores

  • Alessandra de Sá Mello da Costa Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Administração IAG
  • Luis Alexandre Grubits de Paula Pessoa Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Administração IAG

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v10i1.11245

Resumo

Estudos que interligam os temas história, memória e meios de comunicação crescem a cada dia, sustentados por três movimentos: estudos de memória, que problematizam formas de representação, mediação e circulação das memórias nas sociedades; estudos acerca do uso estratégico da história pelas empresas; e estudos de mídia e história, que identificam as interfaces analíticas entre estas áreas, priorizando os estudos acerca dos usos do passado pelos meios de comunicação. Assumindo que os meios de comunicação são lugares de memória e que as organizações os utilizam estrategicamente, buscou-se compreender como os temas história e memória são apropriados pelo discurso publicitário veiculado na mídia de massa brasileira. O corpus da pesquisa foi composto por 416 anúncios da Revista Veja de 2008 a 2013, posteriormente submetidos à análise de conteúdo. Como resultado, identificou-se cinco estratégias: a história como assinatura, como comemoração, como oportunidade, como foco, e como sustentação.

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Biografia do Autor

Alessandra de Sá Mello da Costa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Administração IAG

Professora Adjunta da área de Organizações do IAG da Universidade Pontifícia Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio). Doutora em Administração pela EBAPE - Fundação Getulio Vargas e Mestre em Administração de Empresas pelo IBMEC-RJ.

Luis Alexandre Grubits de Paula Pessoa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Administração IAG

Professor Adjunto da área de Marketing do IAG da Universidade Pontifícia Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio). Mestre em Administração de Empresas, com ênfase em Marketing, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Doutor em Letras, na área de estudos linguísticos, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

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Publicado

2016-03-31

Edição

Seção

Artigos/Papers