Imagem do Brasil e atitudes dos consumidores sul-africanos

Autores

  • Harrison Bachion Ceribeli Universidade Federal de Ouro Preto
  • Natália Brito Zuca de Souza Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v10i1.11247

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar o efeito que a imagem do Brasil exerce sobre as atitudes dos consumidores sul-africanos em relação às roupas e calçados de origem brasileira. Para coleta de dados, realizou-se um levantamento de campo. A amostra de pesquisa foi composta por habitantes da cidade de Stellenbosch, África do Sul. Para análise dos dados, foram utilizadas duas técnicas estatísticas: Análise Fatorial Exploratória e Análise de Regressão Múltipla. Com base nos resultados, constatou-se que o efeito país de origem que a imagem brasileira exerce sobre os consumidores sul-africanos influencia suas atitudes no nível cognitivo, no segmento de calçados, e nos níveis cognitivo, afetivo e conativo, no segmento de vestuário. Tal constatação evidencia que, para que a indústria da moda brasileira consiga efetivamente penetrar na África do Sul, é importante que haja um esforço consciente e direcionado para formar nos consumidores de lá uma imagem positiva a respeito do Brasil.

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Biografia do Autor

Harrison Bachion Ceribeli, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (FEARP-USP)

Professor Adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Vice-Diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA-UFOP)

Natália Brito Zuca de Souza, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduanda em Administração pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

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Publicado

2016-03-31

Edição

Seção

Artigos/Papers