Comunicação Organizacional: a arte sofìstica na Administração

Autores

  • Roberto Bazanini Professor titular do Mestrado em Administração da Universidade Paulista - UNIP.
  • Jorge Miklos Universidade Paulista UNIP
  • Homero Leoni Bazanini Universidade Paulista UNIP
  • Nathalia Caroline Santana Universidade Paulista UNIP

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v10i1.11248

Resumo

Em nossa contemporaneidade as organizações modernas buscam preparar seus dirigentes para o relacionamento cotidiano com a imprensa. Na sociedade do infoentretenimento predomina o estilo de produção com respaldo na cultura dos eventos midiáticos que cada vez mais se transformam em grandes espetáculos. O presente trabalho buscou investigar os aspectos simbólicos decorrentes das transformações comunicacionais e a relevância da atuação do Media Training no cenário contemporâneo. Por meio de pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, com o auxílio do método histórico-crítico, foram realizadas entrevistas com profissionais de Media Training e executivos submetidos ao treinamento, atuantes no Estado de São Paulo. Os resultados da pesquisa indicam os elementos da arte sofística como fatores essenciais na construção da imagem organizacional para alcance de vantagem competitiva.

Palavras-chave: Arte Sofística; Bens Simbólicos; Media Training; Sociedade do infoentretenimento; Teoria Social Cognitiva

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Bazanini, Professor titular do Mestrado em Administração da Universidade Paulista - UNIP.

Bacharel em Administração, Filosofia e Pedagogia. Mestre em Comunicação Social. Doutor em Comunicação Social PUC/SP.Professor titular do Mestrado em Administração da Universidade Paulista - UNIP.

Jorge Miklos, Universidade Paulista UNIP

Bacharek em história e ciências sociais. Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC/SP). Professor titular do Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Paulista - UNIP

Homero Leoni Bazanini, Universidade Paulista UNIP

Bacharel em jornalismo e psicologia. Mestre em Comunicação Social. Doutorando em Comunicação Social pela Universidade Paulista - UNIP

Nathalia Caroline Santana, Universidade Paulista UNIP

Graduanda em Administração de Empresas

Downloads

Publicado

2016-03-31

Edição

Seção

Artigos/Papers