Competências de Inovação na Indústria Automobilística
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v10i1.11251Resumo
Este artigo tem como objetivo compreender como a indústria automobilística gerencia suas competências de inovação, com base na metodologia do FGV/EAESP Fórum de Inovação, e também avaliar qual o impacto desta gestão no desempenho da indústria. Como estratégia de pesquisa, foi realizado um estudo de caso múltiplo em cinco montadoras. As fontes de evidências utilizadas foram documentos e questionários. Os resultados demonstraram que as montadoras têm dificuldades em gerar resultados com a inovação, especialmente pelo caráter iterativo do processo, que exige a alocação de recursos internos e externos. Além disso, essas empresas encontram dificuldades para alinhar as estratégias de inovação e suas práticas organizacionais. O artigo contribui de forma prática, ao destacar as dificuldades que essas empresas enfrentam para gerir seus processos de inovação, e de forma teórica, pela apresentação de um modelo de diagnóstico de inovação.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.