Resposta emocional à publicidade em mídias sociais

Ivanete Schneider Hahn, Flavia Luciane Scherer, Maria Carolina Serpa Fagundes De Oliveira, Régis Scheid

Resumo


Este estudo partiu da lacuna teórica de que as investigações sobre a publicidade em mídias sociais não costumam descrever as emoções dos consumidores sobre os anúncios. Deste modo, se propôs a descrever as respostas dos consumidores para anúncios reais expostos em duas comunidades de marca no Facebook: uma de marca icônica e a outra de uma marca local. Foram conduzidos dois levantamentos de campo, sendo que o primeiro ocorreu com 985 seguidores da marca icônica e o segundo com 233 consumidores da marca local. Os resultados permitem concluir que (1) o tipo de anúncio parece não influenciar diretamente o desejo de compra/consumo do produto; (2) a crença dos seguidores a respeito da marca afeta a reação emocional aos anúncios; (3) as características sociodemográficas (escolaridade e gênero) não se mostraram significantes na análise dos anúncios.

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DOI: https://doi.org/10.12712/rpca.v10i1.628

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ISSN 1982-2596

Avaliação Qualis 2015 - B2 - Na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo.