Reflexividade e criticidade no ensino de graduação em Administração
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v10i1.11253Resumo
O ensaio objetiva levantar a hipótese de que existe uma lacuna no ensino de administração no que se refere à reflexividade e à criticidade e, como consequência, há necessidade de estudos empíricos e novos ensaios que possibilitem avaliações consistentes dos cursos visando sua atualização. As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) estabelecem habilidades técnicas e reflexivas aos egressos dos cursos. Porém as matrizes curriculares parecem priorizar conteúdos técnicos, em detrimento da formação reflexiva, ética, criativa e crítica. Como consequência, graduados em administração aparentam ter limitada capacidade de avaliar criticamente seus atos e limitações para propor soluções aos dilemas enfrentados pela sociedade contemporânea. O ensaio apresenta um panorama do pensamento crítico em administração, a partir de uma abordagem pluralista, considerando a diversidade epistemológica desse campo de estudos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.