Tipologias da cultura organizacional no setor atacadista de confecção

Autores

  • Luis Euardo Brandão Paiva Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria - PPAC.
  • Jamille Alencar Pio Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria - PPAC.
  • Serafim Firmo de Souza Ferraz Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria - PPAC.

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v10i2.11262

Resumo

Este artigo objetiva investigar a cultura organizacional predominante em empresas atacadista de confecção de Fortaleza. Para tal isto, a amostra intencional da pesquisa totalizou 89 funcionários em 2 Shoppings considerados pontos de referência no setor atacadista de confecção do Estado do Ceará. Para obtenção dos resultados, aplicou-se um questionário desenvolvido por Cameron e Quinn (2006), que mensura a cultura organizacional nos termos de dimensões e valores compartilhados (cultura clã, cultura inovadora, cultura de mercado e cultura hierárquica). No tocante aos métodos estatísticos, utilizou-se além da estatística descritiva, a árvore classificação e regressão. Os resultados encontrados apontam que a cultura Clã é mais recorrente na amostra pesquisada, o que contraria a hipótese levantada no artigo a qual prevê a tipologia de cultura inovadora como sendo a que caracterizaria as empresas estudadas por estarem inseridas no dinâmico mundo da moda.

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Biografia do Autor

Luis Euardo Brandão Paiva, Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria - PPAC.

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Administração e Controladoria - PPAC - Universidade Federal do Ceará (UFC) na modalidade de Mestrado Acadêmico. Graduado em Administração de Empresas também pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi trainee internacional do projeto Brazil Going To Global em Lima - Peru

Jamille Alencar Pio, Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria - PPAC.

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria - PPAC.

Serafim Firmo de Souza Ferraz, Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria - PPAC.

Doutor em Administração de Empresas pela EAESP-FGV (Fundação Getúlio Vargas de São Paulo) com a tese Estratégias de Desenvolvimento Local e Mercado de Trabalho: A Emergência de um Campo Profissional. Mestre em Gestion des Resources Humaines pelo Conservatoire National des Art set Métiers de Paris ? França. Especialista em Finanças pela Unifor e graduado em Economia pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Economia, Administração, Atuaria e Contábeis-FEAAC-UFC, atuando no Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria PPAC - Mestrados acadêmico e profissional.

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Publicado

2016-06-30

Edição

Seção

Artigos/Papers