O estudo de organizações culturais: considerando outras possibilidades

Autores

  • Adalto Aires Parada Instituto Federal Catarinense - IFC / Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Eloise Helena Livramento Dellagnelo Professora Associada II da Universidade Federal de Santa Catarina atuando na graduação e pós graduação.

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v10i2.11264

Resumo

Alguns autores como Ramos (1981) e Santos (2002) chamam a atenção para a necessidade de se buscar por outras formas de se conduzir os estudos acerca das organizações, em especial em se considerar outras realidades, não se fazendo uso tão somente de teorias consagradas empregadas na análise de organizações formais, baseadas na lógica de mercado, em que o que se busca é a máxima eficiência, com o foco nos fins sem se considerar os meios. Dentro desse contexto o objetivo deste artigo é de apresentar uma proposta de análise organizacional que considere outras realidades, as organizações culturais isonômicas e fenonômicas. Para tal se apoia na teoria de Guerreiro Ramos (1981) da delimitação dos sistemas sociais e a lei dos requisitos adequados, apresentando uma proposta de quadro de análise que permita tanto o estudo de organizações econômicas, como fenonômicas e isonômicas, servindo como instrumento heurístico para o raciocínio acerca dessas organizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adalto Aires Parada, Instituto Federal Catarinense - IFC / Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professor da áea de Administração do Instituto Federal Catarinense - IFC, Campus São Francisco do Sul, doutorando em Administração, no CPGA/UFSC.

Eloise Helena Livramento Dellagnelo, Professora Associada II da Universidade Federal de Santa Catarina atuando na graduação e pós graduação.

Possui graduação em Bacharel em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (1986), graduação em Letras Habilitação em Português e Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1985), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), com período de bolssa sanduíche em 1998 na Escola de Administração Pública da University of Southern California USC em Los Angeles. Fez pós doutorado na Universidade de Essex - Inglaterra (2009), abordando novas teorias e metodologias de estudos sobre formas alternativas de organização.

Downloads

Publicado

2016-06-30

Edição

Seção

Ensaios/Essays