O estudo de organizações culturais: considerando outras possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v10i2.11264Resumo
Alguns autores como Ramos (1981) e Santos (2002) chamam a atenção para a necessidade de se buscar por outras formas de se conduzir os estudos acerca das organizações, em especial em se considerar outras realidades, não se fazendo uso tão somente de teorias consagradas empregadas na análise de organizações formais, baseadas na lógica de mercado, em que o que se busca é a máxima eficiência, com o foco nos fins sem se considerar os meios. Dentro desse contexto o objetivo deste artigo é de apresentar uma proposta de análise organizacional que considere outras realidades, as organizações culturais isonômicas e fenonômicas. Para tal se apoia na teoria de Guerreiro Ramos (1981) da delimitação dos sistemas sociais e a lei dos requisitos adequados, apresentando uma proposta de quadro de análise que permita tanto o estudo de organizações econômicas, como fenonômicas e isonômicas, servindo como instrumento heurístico para o raciocínio acerca dessas organizações.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.