Aprendizagem empreendedora para inovação: estudo de casos de pequenas empresas do programa ALI

Autores

  • Gustavo Passos Fortes Mestrado em Administração- Universidade Federal de Sergipe
  • Carla Cristine Silva Lopes Mestrado em Administração- Universidade Federal de Sergipe
  • Rivanda Meira Teixeira Universidade Federal de Sergipe - UFS

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v10i3.11271

Resumo

Embora evidente a influência do processo de aprendizagem na geração e implementação de inovações bem como o impacto da inovação na aprendizagem empreendedora, ainda são emergentes os estudos empíricos que relacionem os dois temas. Este estudo teve como objetivo principal analisar como os empreendedores participantes do programa agentes locais de inovação-ALI, desenvolvido pelo SEBRAE, aprenderam a inovar observando-se especificamente, os modos de aprendizagem experiencial, formal, por network e vicarious learning. Foi realizado por meio de um estudo de casos múltiplos, com dois casos de sucesso do programa Agentes Locais de inovação-ALI. Após a descrição individual foi realizada análise comparativa dos casos em que foram destacadas as semelhanças e diferenças com relação a cada modo de aprendizagem definidos como os mais relevantes.  Com base nas evidências verificou-se que os diversos modos de aprendizagem empreendedora foram identificados e que esses tipos de aprendizagem empreendedora contribuíram para suas inovações empresariais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Passos Fortes, Mestrado em Administração- Universidade Federal de Sergipe

Mestrando do PROPADM-Mestrado em Administração- Universidade Federal de Sergipe

Carla Cristine Silva Lopes, Mestrado em Administração- Universidade Federal de Sergipe

Mestranda do PROPADM-Mestrado em Administração- Universidade Federal de Sergipe

Rivanda Meira Teixeira, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutora em Administração pela Cranfield University na Inglaterra e Mestre em Administração pela COPPEAD, da Universidade Federal do no Rio de Janeiro.  Pós Doutorado em Gestão Turismo na Bournemouth University, Inglaterra e Strathclyde University, Escócia (2001). Pós Doutorado em Empreendedorismo na HEC Canadá (2007). Pós Doutorado na EAESP-FGV (2015). Professora do Mestrado em Administração (PROPADM) da Universidade Federal de Sergipe.   Campus Universitário-Jardim Rosa Elze, São Cristóvão, Sergipe. 40100-000. Email: rivandateixeira@gmail.com

Downloads

Publicado

2016-10-11

Edição

Seção

Artigos/Papers