Estratégias de poder de gestores intermediários no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v10i4.11277Resumo
Os gestores intermediários têm sido responsávei, desde o início da industrialização, pela formação da classe média no Brasil. A perda do trabalho representa uma grande ameaça a esse grupo social, ao impactar a continuiade de uma condição econômica e social privilegiada num país desigual, como o Brasil. O objetivo desta pesquisa qualitativa, teórico-empírica, é discutir as estratégias de sobrevivência usadas por gestores intermediários em contexto organizacional. A base empírica de dados decorre de entrevistas em profundidade com quinze gestores intermediários atuantes em uma multinacional brasileira; uma empresa de capital misto luso-espanho-brasileiro; e uma multinacional norte-americana. Conclui-se que os gestores intermediários se utilizam de várias estratégias de poder, sendo patente o surgimento de redes de relacionamento informais, que são poderosas, por colocarem em ação regras e politicas corporativas qu estabelecem relacionamentos extracompanhia fortalecido pela troca de "favores".Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.