Estratégias de poder de gestores intermediários no Brasil

Autores

  • Marco Antonio Bastoni Votorantim Investimentos Industriais S.A.
  • Maria Jose Tonelli FGV/EAESP – Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas
  • Andre Luis Silva FGV/EAESP - Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v10i4.11277

Resumo

Os gestores intermediários têm sido responsávei, desde o início da industrialização, pela formação da classe média no Brasil. A perda do trabalho representa uma grande ameaça a esse grupo social, ao impactar a continuiade de uma condição econômica e social privilegiada num país desigual, como o Brasil. O objetivo desta pesquisa qualitativa, teórico-empírica, é discutir as estratégias de sobrevivência usadas por gestores intermediários em contexto organizacional. A base empírica de dados decorre de entrevistas em profundidade com quinze gestores intermediários atuantes em uma multinacional brasileira; uma empresa de capital misto luso-espanho-brasileiro; e uma multinacional norte-americana. Conclui-se que os gestores intermediários se utilizam de várias estratégias de poder, sendo patente o surgimento de redes de relacionamento informais, que são poderosas, por colocarem em ação regras e politicas corporativas qu estabelecem relacionamentos extracompanhia fortalecido pela troca de "favores".

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Antonio Bastoni, Votorantim Investimentos Industriais S.A.

Gerente de Qualidade e Relacionameto da Votorantim Investimentos Industriais S.A. Mestrado profissional em Administração de Empresas (FGV/EAESP)

Maria Jose Tonelli, FGV/EAESP – Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas

Professora e pesquisadora titular da FGV/EAESP. Doutora em Psicologia (Psicologia Social) pela PUC-SP. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Organizações e Pessoas (NEOP)

Andre Luis Silva, FGV/EAESP - Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas

Doutor em Administração de Empresas e Professor da FGV/EAESP. Pesquisador do Núcleo de Estudos em Organizações e Pessoas (NEOP)

Downloads

Publicado

2016-12-23

Edição

Seção

Artigos/Papers