Lealdade de cooperados em uma cooperativa de crédito

Autores

  • Rodson Totola Rudio Fucape Business School - Vitória – Espírito Santo.
  • Emerson Wagner Mainardes Fucape Business School - Vitória – Espírito Santo.

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v10i4.11279

Resumo

O presente estudo buscou o esclarecimento do construto lealdade nas empresas cooperativas. Para tanto, buscou-se identificar a percepção dos cooperados quanto à sua lealdade em relação à cooperativa a qual pertencem, quais as dimensões atitudinais que contribuem para a construção desta percepção e se o tempo de relacionamento interfere nas relações de lealdade entre estes e a cooperativa. Deste modo, foi realizada uma pesquisa de campo que teve por objetivo medir a percepção de lealdade dos cooperados de uma cooperativa de crédito, baseada no estudo das quatro dimensões atitudinais da lealdade descritos por Oliver (1999). Os resultados apurados indicam um índice relevante de confirmação de lealdade por parte dos cooperados, uma relação positiva entre a lealdade dos mesmos e as dimensões atitudinais de lealdade afetiva, conativa e de ação descritas por Oliver (1999) e evidências de que o tempo de relacionamento parece interferir positivamente na percepção de lealdade pelos cooperados.

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Biografia do Autor

Rodson Totola Rudio, Fucape Business School - Vitória – Espírito Santo.

Mestre em Administração

Emerson Wagner Mainardes, Fucape Business School - Vitória – Espírito Santo.

Doutor em Admistração

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Publicado

2016-12-23

Edição

Seção

Artigos/Papers