Lealdade de cooperados em uma cooperativa de crédito
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v10i4.11279Resumo
O presente estudo buscou o esclarecimento do construto lealdade nas empresas cooperativas. Para tanto, buscou-se identificar a percepção dos cooperados quanto à sua lealdade em relação à cooperativa a qual pertencem, quais as dimensões atitudinais que contribuem para a construção desta percepção e se o tempo de relacionamento interfere nas relações de lealdade entre estes e a cooperativa. Deste modo, foi realizada uma pesquisa de campo que teve por objetivo medir a percepção de lealdade dos cooperados de uma cooperativa de crédito, baseada no estudo das quatro dimensões atitudinais da lealdade descritos por Oliver (1999). Os resultados apurados indicam um índice relevante de confirmação de lealdade por parte dos cooperados, uma relação positiva entre a lealdade dos mesmos e as dimensões atitudinais de lealdade afetiva, conativa e de ação descritas por Oliver (1999) e evidências de que o tempo de relacionamento parece interferir positivamente na percepção de lealdade pelos cooperados.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.