Trabalho, prazer e sofrimento na hotelaria

Autores

  • Laís Karla da Silva Barreto Universidade Potiguar
  • Nilda Maria de Clodoaldo Pinto Guerra Leone Universidade Potiguar
  • Jussele Lourenço da Silva Santiago Universidade Potiguar
  • Annamaria Barbosa do Nascimento Nóbrega Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v10i4.11281

Resumo

Esta pesquisa avalia as condições e organização do trabalho que se relacionam com a dinâmica do prazer-sofrimento dos colaboradores de uma Unidade de Alimentação e Nutrição Hoteleira. Foram adotados métodos quantitativos de pesquisa com o suporte do Inventário de Trabalho e Riscos de Adoecimento no estudo descritivo e, 15 funcionários de uma unidade de alimentação hoteleira participaram. Os resultados apontaram uma predominância em vivências de sofrimento relacionadas ao contexto do trabalho que foram avaliados pelos trabalhadores de forma crítica ou grave, estando esse resultados evidenciados nos construtos: organização do trabalho, condições de trabalho, relações sócioprofissionais, custo afetivo, custo cognitivo, custo físico, liberdade de expressão e falta de reconhecimento. Em contrapartida e de forma contraditória foram avaliados de forma satisfatória os danos relacionados ao trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laís Karla da Silva Barreto, Universidade Potiguar

Possui Doutorado e Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Realizou Especialização em Práticas Pedagógicas no Ensino Superior na Universidade Potiguar e é graduada em Comunicação Social e Letras pela UFRN. Atualmente integra o quadro docente do Mestrado Profissional em Administração / Universidade Potiguar. É Editora da revista Connexio (vinculada ao MPA/UNP). Tem experiência nas áreas de Comunicação (Jornalismo e Publicidade), Gestão, Educação, Empreendedorismo e Inovação.

Nilda Maria de Clodoaldo Pinto Guerra Leone, Universidade Potiguar

Possui graduação em Administração de Empresas pela Escola Brasileira de Administração Pública (1969), mestrado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1983) e doutorado em Doutorado Em Ciencias da Administração - Université de Grenoble II (1988). Atualmente é professor da Faculdade Leão Sampaio, professor da Faculdade Vale do Salgado e professor da Universidade Potiguar. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: empresa familiar, sucessão, processo sucessório, pequenas e médias empresas, recursos humanos e comportamento.

Jussele Lourenço da Silva Santiago, Universidade Potiguar

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004). Mestre em Administração pela Universidade Potiguar - UnP. Especialista em Docência no Ensino Superior e em Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição - Gastronomia e Hotelaria pela UnP (2010). Atualmente é docente da Universidade Potiguar - UnP (Laureate International Universities) dos Cursos de Bacharelado em Nutrição e do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia, onde também ocupa a função de Coordenadora da Pós-graduação em Gastronomia Hospitalar

Annamaria Barbosa do Nascimento Nóbrega, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1993), com especialização em Controle de Qualidade de Alimentos, Nutrição e Saúde Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999) e Mestrado em Administração pela Universidade Potiguar - UnP (2011) Atualmente é Professora Assistente I do Curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, atuando na área de Alimentação Coletiva e Gastronomia. Também é docente da Universidade Potiguar - UnP (Laureate Intenational Universities), na área de Alimentação Coletiva e Gastronomia, nos cursos de Graduação em Nutrição e Graduação Tecnológica de Gastronomia, onde também ocupa função de Diretora do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia.

Downloads

Publicado

2016-12-23

Edição

Seção

Artigos/Papers