Estudo do Clima Organizacional no setor Industrial

Autores

  • Fabiana Pinto de Almeida Bizarria Universidade de Fortaleza
  • Ana Zenilce Moreira Universidade Estadual do Ceará
  • Márcia Zadbdiele Moreira Universidade Federal do Ceará
  • Alexandre Oliveira Lima Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v10i4.11282

Resumo

O estudo objetivou analisar os fatores de clima organizacional em uma indústria de cosméticos localizada na Região Metropolitana de Fortaleza. O instrumento de pesquisa utilizado foi aplicado a 209 colaboradores da empresa e possui 35 itens associados a uma escala de amplitude de 4 pontos. Para análise e interpretação dos dados foi realizada análise multivariada de dados, Análise Fatorial Exploratória, com suporte do software denominado Statistical Package for the Social Sciences, (SPSS), versão 20. Foram identificados e definidos 6 fatores, de forma decrescente, são eles: Papel do líder; Coesão entre colegas; Suporte físico e material; Bem-estar no trabalho; Poder e Hierarquia e Respeito a diversidade. Concluiu-se que, na organização estudada, espera-se que o líder assuma papel diretivo, o que é compreensível no contexto de trabalho industrial. Além disso, anseia-se por relações horizontais, em que os cargos não influenciem as interações sociais. O suporte físico e material, representado, pelo uso de equipamentos em condições satisfatórias é também indicativo de clima organizacional. Sentir-se acolhido pela empresa é fator de bem-estar. Além disso, a hierarquia e o exercício do poder informa que a relação líder-liderado pode produzir um ambiente aversivo, quando a “equação” trabalhador-líder/chefe-organização não está bem estruturada. Por último, o aspecto da diversidade é apontado, e sugere que a gestão do clima deve ir além dos aspectos relacionados a gestão do trabalho em si, mas é importante incorporar que as manifestações humanas se façam presentes no ambiente laboral. A identificação do conjunto de fatores merece maior aprofundamento teórico, de forma que as definições possam ser refletidas conceitualmente. O reporte a teoria limitou-se ao levantamento de dimensões em diversos modelos, sem que a pretensão fosse abranger todo o clima organizacional, mas a apreensão mais sistemática do fenômeno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Universidade de Fortaleza

Doutorado em Administração (em andamento) na Universidade de Fortaleza (Unifor). Mestrado Acadêmico em Administração (Unifor), Especialização em Saúde Pública (UECE) e graduação em Psicologia (UFC).

Ana Zenilce Moreira, Universidade Estadual do Ceará

Mestrado em Administração Acadêmico realizado na Universidade Estadual do Ceará - UECE em 2012. Graduação em Administração de Empresas na Universidade de Fortaleza - UNIFOR em 2005. Técnica em Turismo pela Escola Técnica Federal do Ceará, concluído em 1999. Atualmente, é professora integrante da Carreira de Magistério Superior da Universidade Estadual do Ceará - UECE, lotada no Centro de de Estudos Sociais Aplicados -CESA.

Márcia Zadbdiele Moreira, Universidade Federal do Ceará

Doutora e Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) em 2014 e 2006, respectivamente. Especialista em Pesquisa Científica pela Universidade Estadual do Ceará (2010). Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (2003). Professora Adjunta vinculada a Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará (FEAAC/UFC).

Alexandre Oliveira Lima, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Mestre em Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (2006) e Especialista em Gestão de Organizações de Saúde (2009), além de graduado em Administração de Empresa, pela Universidade Federal do Ceará (2002). Professor Adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB.

Downloads

Publicado

2016-12-23

Edição

Seção

Artigos/Papers