A percepção da satisfação pelos clientes de marcas próprias

Autores

  • Allan Carlos Alves UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB
  • Kallinne Rodrigues de Melo UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB
  • Douglas Santos de Andrade UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB
  • Clicia de Lima Vasconcelos Macedo UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB
  • Monaiza Isaias de Souza UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v10i4.11284

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar se a satisfação dos clientes de marcas próprias decorrentes a partir da experiência, da confiança e do compromisso da marca, favorecendo a lealdade, e consequentemente, a aceitação da marca em supermercados no município de Campina Grande, Paraíba. O estudo é transversal, conduzido mediante pesquisa de campo com 823 clientes. A análise da validade dos instrumentos de medição deu-se com análise fatorial exploratória e a validação da confiabilidade pelo fator de alfa Cronbach. De acordo com os resultados, a gestão adequada de produtos de marcas próprias favorece a aceitação desses produtos ao público consumidor, pois corroboram no amadurecimento dos clientes, tornando-os experientes em comprar produtos de marca própria. Em relação à intenção de compra desses produtos, a lealdade da marca, em certa medida, se baseia na satisfação que o cliente tem com a marca já estabelecida. Em menor grau, a intenção de compra também depende do compromisso do cliente com as marcas próprias em categorias de produtos tradicionais. Nessas relações, a experiência influenciará fortemente a satisfação e a confiança, que por sua vez, influencia fortemente a lealdade e o compromisso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Allan Carlos Alves, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB

Professor Títular de Adminisrração 

Departamento de Ciências Contabeis - DECON

Centro de Ciências Sociais Aplicadas - CCSA/UEPB

Kallinne Rodrigues de Melo, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB

Graduanda em Ciências Contabeis - UEPB

Douglas Santos de Andrade, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB

Graduando em Ciências Contabeis - UEPB

Clicia de Lima Vasconcelos Macedo, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB

Graduanda em Ciências Contabeis - UEPB

Monaiza Isaias de Souza, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB

Graduanda em Ciências Contabeis - UEPB

Downloads

Publicado

2016-12-23

Edição

Seção

Artigos/Papers