Reflexōes sobre a empregabilidade dos jovens provenientes de cursos superiores de tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v11i1.11290Resumo
Nas últimas duas décadas o mundo do trabalho tem passado por inúmeras transformações, entre elas a crescente flexibilização e precarização das suas relações, o que têm afetado sobremaneira grupos mais vulneráveis como os jovens. Paralelamente, ocorre uma expansão sem precedentes do ensino superior profissional no Brasil, que estabelece raízes na ressignificação da teoria do capital humano. Apesar da predominância do discurso de equivalência entre formação e emprego, aquela já não se apresenta como garantidora da entrada no mercado de trabalho. Assim, este ensaio teórico busca discutir a relação entre a profissionalização do ensino superior no Brasil e a empregabilidade dos jovens, bem como estabelecer uma agenda de pesquisa para estudos sobre o tema. Para tanto, parte-se de estudos franceses sobre a expansão e profissionalização do ensino superior, uma vez que este processo já se consolidou nesse país, com vistas a avançar nas reflexões sobre a temática no Brasil.Downloads
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