Reflexōes sobre a empregabilidade dos jovens provenientes de cursos superiores de tecnologia

Autores

  • Bibiana Volkmer Martins Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Sidinei Rocha-de-Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v11i1.11290

Resumo

Nas últimas duas décadas o mundo do trabalho tem passado por inúmeras transformações, entre elas a crescente flexibilização e precarização das suas relações, o que têm afetado sobremaneira grupos mais vulneráveis como os jovens. Paralelamente, ocorre uma expansão sem precedentes do ensino superior profissional no Brasil, que estabelece raízes na ressignificação da teoria do capital humano. Apesar da predominância do discurso de equivalência entre formação e emprego, aquela já não se apresenta como garantidora da entrada no mercado de trabalho. Assim, este ensaio teórico busca discutir a relação entre a profissionalização do ensino superior no Brasil e a empregabilidade dos jovens, bem como estabelecer uma agenda de pesquisa para estudos sobre o tema.  Para tanto, parte-se de estudos franceses sobre a expansão e profissionalização do ensino superior, uma vez que este processo já se consolidou nesse país, com vistas a avançar nas reflexões sobre a temática no Brasil.

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Biografia do Autor

Bibiana Volkmer Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Administração do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Sidinei Rocha-de-Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor adjunto do Departamento de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em administração pela Université Pierre Mendès-France (Grenoble) e Escola de Administração – PPGA/EA/UFRGS (Porto Alegre).

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Publicado

2017-04-11

Edição

Seção

Artigos/Papers