Determinantes e dificuldades de crescimento para mulheres empreendedoras
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v11i1.11292Resumo
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi identificar determinantes e dificuldades de crescimento de empresas de mulheres, bem como a relação de características da empresa e das empreendedoras com estas variáveis. A pesquisa foi realizada com uma amostra de 102 empreendedoras. O instrumento para coleta de dados foi um questionário estruturado. O tratamento dos dados foi realizado com análises descritivas e exploratórias. O teste de Spearman mostrou a correlação entre as determinantes e dificuldades de crescimento com características da empresa e das empreendedoras. A análise de Cluster mostrou grupos de atributos similares relacionados a determinantes e dificuldades de crescimento. As principais determinantes foram: tempo dedicado ao negócio, conhecimento prévio, capacidade criativa e inovadora e novos produtos e serviços. As principais dificuldades foram falta de qualificação pessoal, falta de auto confiança, baixa capacidade inovadora; falta de planejamento, falta de organização, falta de informações sobre o negócio e falta de estratégia de crescimento.Downloads
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