Ambiente e estratégia: proposições para médias empresas familiares

Autores

  • Ricardo Lebbos Favoreto Universidade Estadual do Paraná
  • Fernando Antonio Ribeiro Serra Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v11i1.11296

Resumo

Historicamente, tem-se concebido o ambiente organizacional como elemento fundamental para a compreensão da estratégia. Considerando-se que a pesquisa em estratégia tem-se desenvolvido, em muitos campos, a partir de dados provenientes do lócus da organização de grande porte, esta pesquisa objetiva analisar as ações estratégicas de médias empresas familiares contextualizadas no ambiente específico em que ocorrem. Conduz-se a pesquisa por um estudo multicaso longitudinal qualitativo. Os resultados estabelecem um conjunto de proposições substantivas ambicionadas a explicar as ações estratégicas perpetradas pelas empresas estudadas, relacionando-as a aspectos ambientais. Conclui-se pela relevância de se ponderar o médio porte como categoria específica, uma vez que particularidades ambientais relativas ao porte influenciam as ações estratégicas produzidas pelas empresas.

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Biografia do Autor

Ricardo Lebbos Favoreto, Universidade Estadual do Paraná

Doutor em Administração. Professor do Departamento de Administração da Universidade Estadual do Paraná.

Fernando Antonio Ribeiro Serra, Universidade Nove de Julho

Doutor em Engenharia. Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho. 

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Publicado

2017-04-11

Edição

Seção

Artigos/Papers