Significados da educação privada na nova classe média
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v11i2.11301Resumo
Não foram identificados, na literatura de marketing, estudos que se debruçassem sobre a aquisição de educação privada como forma de consumo. Este estudo buscou investigar significados atribuídos à educação privada por famílias pertencentes à nova classe média brasileira, a partir de uma abordagem interpretativa, recorrendo à sociologia da educação de Bourdieu como base para a investigação empírica. Foram entrevistados em profundidade pais e mães, de famílias pertencentes aos estratos inferiores da classe média, que dedicavam uma parcela do orçamento familiar a gastos com educação privada para seus filhos. Emergiram dos relatos temas como percepção sobre a qualidade de ensino e aquisição de capitais social e cultural para os filhos matriculados em instituições privadas. Os resultados do estudo estão alinhados com as propostas de Bourdieu e mostram que a aquisição de educação privada encontra-se intimamente ligada ao processo de ascensão social daquele segmento da população.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.