Significados da educação privada na nova classe média

Autores

  • Estefanie Silva Nascimento PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
  • Murilo Carrazedo Marques da Costa Filho PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
  • Luis Fernando Hor-Meyll PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v11i2.11301

Resumo

Não foram identificados, na literatura de marketing, estudos que se debruçassem sobre a aquisição de educação privada como forma de consumo. Este estudo buscou investigar significados atribuídos à educação privada por famílias pertencentes à nova classe média brasileira, a partir de uma abordagem interpretativa, recorrendo à sociologia da educação de Bourdieu como base para a investigação empírica. Foram entrevistados em profundidade pais e mães, de famílias pertencentes aos estratos inferiores da classe média, que dedicavam uma parcela do orçamento familiar a gastos com  educação privada para seus filhos. Emergiram dos relatos temas como percepção sobre a qualidade de ensino e aquisição de capitais social e cultural para os filhos matriculados em instituições privadas. Os resultados do estudo estão alinhados com as propostas de Bourdieu e mostram que a aquisição de educação privada encontra-se intimamente ligada ao processo de ascensão social daquele segmento da população.

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Biografia do Autor

Estefanie Silva Nascimento, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO

Doutoranda em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) com ênfase em Marketing e Comportamento do Consumidor. Mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) com ênfase em Marketing e Comportamento do Consumidor (2016). Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Candido Mendes (2013). Possui graduação em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009). Experiência profissional na área financeira e contábil.

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Publicado

2017-06-28

Edição

Seção

Artigos/Papers