Significados da educação privada na nova classe média

Estefanie Silva Nascimento, Murilo Carrazedo Marques da Costa Filho, Luis Fernando Hor-Meyll

Resumo


Não foram identificados, na literatura de marketing, estudos que se debruçassem sobre a aquisição de educação privada como forma de consumo. Este estudo buscou investigar significados atribuídos à educação privada por famílias pertencentes à nova classe média brasileira, a partir de uma abordagem interpretativa, recorrendo à sociologia da educação de Bourdieu como base para a investigação empírica. Foram entrevistados em profundidade pais e mães, de famílias pertencentes aos estratos inferiores da classe média, que dedicavam uma parcela do orçamento familiar a gastos com  educação privada para seus filhos. Emergiram dos relatos temas como percepção sobre a qualidade de ensino e aquisição de capitais social e cultural para os filhos matriculados em instituições privadas. Os resultados do estudo estão alinhados com as propostas de Bourdieu e mostram que a aquisição de educação privada encontra-se intimamente ligada ao processo de ascensão social daquele segmento da população.


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DOI: https://doi.org/10.12712/rpca.v11i2.958

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ISSN 1982-2596

Avaliação Qualis 2015 - B2 - Na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo.