Artesanato nos estudos organizacionais: a literatura brasileira de 2006 a 2015
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v11i2.11304Resumo
O objetivo deste estudo foi compreender as maneiras pelas quais pesquisadores do campo dos estudos organizacionais brasileiros utilizaram o artesanato em suas investigações. A discussão se baseou em uma pesquisa bibliométrica sobre o tema nos periódicos nacionais classificados acima do nível B5 na avaliação de 2014 da CAPES. Foi identificada uma amostra de 54 artigos, distribuídos entre 30 periódicos. Como resultado, duas pesquisadoras, da UNIFOR e da UFRGS, e essas instituições as quais estão vinculadas, foram as mais recorrentes na amostra. Também se destacaram dois periódicos, RIGS e O&S, e o tema pesca artesanal. Em 2012, ocorreu a publicação do maior número de artigos. Foi possível identificar o predomínio de artigos empíricos, estudos qualitativos, estratégia metodológica do estudo de caso, entrevista como técnica de coleta e análise de conteúdo como técnica de análise dos dados empíricos. Ao final, os resultados permitiram reflexões sobre o tema e uma agenda de pesquisa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.