Empreendedorismo estratégico em empresas familiares: um estudo multicaso

Autores

  • Alex Fernando Borges Universidade Federal de Lavras
  • José Vicente Correia Parreira Universidade Federal de Uberlândia
  • Alessandro Gomes Enoque Universidade Federal de Uberlândia
  • Lorrana Laila Silva de Almeida Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

O objetivo deste trabalho consistiu em compreender a configuração do empreendedorismo estratégico em empresas familiares do setor supermercadista, situadas em uma cidade da região do Triângulo Mineiro, estado de Minas Gerais. Para tanto, buscou-se como recurso o método qualitativo de pesquisa, estruturado com base na estratégia de estudo multicaso. Foram entrevistas junto a fundadores, predecessores e sucessores das organizações familiares investigadas. A análise e discussão dos resultados permitiram a identificação de evidências da manifestação de situações de exploration e exploitation, e algumas situações de equilíbrio (ambidexterity) entre inovações ainda não exploradas e processos de melhoria contínua. Conclui-se que as empresas familiares investigadas empregam e valorizam as práticas de empreendedorismo estratégico em seus processos de renovação estratégica e de construção de diferenciais competitivos, contribuindo para seu crescimento ao longo do tempo e para sua categorização enquanto como empresas familiares empreendedoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Fernando Borges, Universidade Federal de Lavras

Doutorando em Administração - PPGA/UFLA

Professor Adjunto - FACIP/UFU

José Vicente Correia Parreira, Universidade Federal de Uberlândia

Graduado em Administração - FACIP/UFU

Alessandro Gomes Enoque, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Ciências Humanas - FAFICH/UFMG

Professor Adjunto - FACIP/UFU

Lorrana Laila Silva de Almeida, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Administração - FACIP/UFU

Professora Substituta - FACIP/UFU

Downloads

Publicado

2017-06-28

Edição

Seção

Artigos/Papers