Dominância de tipos de comprometimento em distintas redes
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v11i5.11314Resumo
O trabalho propõe a correspondência entre tipos de comprometimentos em distintas redes, a partir do conceito relacional de comprometimento. Após revisão bibliográfica construiu-se um modelo com seis variações de comprometimento: (1) social; (2) racional; (3) econômico; (4) utilitarista; (5) afetivo e (6) institucional. Foram pesquisadas três redes da região de Cuiabá: uma de natureza comercial; uma com função social e uma de políticas públicas. Os resultados das análises das entrevistas indicaram sustentação da afirmativa de diferentes comprometimentos em redes distintas. Secundariamente, encontraram-se diferenças entre o tipo de comprometimento dominante em cada rede e o obtido, o que possibilita o refinamento do desenho de pesquisa. O trabalho abre um campo de discussões teóricas sobre o comprometimento e as diferentes redes e também oferece um benefício metodológico na apresentação e teste de indicadores especialmente construídos para o fenômeno de redes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.