A dinâmica de participação social nos Conselhos Municipais de Cultura da Baixada Fluminense
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v11i4.11324Resumo
Dentre as várias áreas nas quais os conselhos representam importante papel no desenvolvimento de políticas públicas, está a área da cultura. A reflexão sobre novas formas de gestão pública na área da cultura passa a ter ligação direta com mecanismos e espaços para a promoção da participação social, sendo os conselhos municipais de cultura componentes centrais nesse processo. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo entender a dinâmica de participação social nos conselhos municipais de cultura da Baixada Fluminense. Partindo de uma metodologia qualitativa e de uma discussão teórica sobre participação, conclui-se que o processo de participação social nos conselhos municipais de cultura da Baixada Fluminense acontece de forma limitada devido à natureza das políticas públicas e das organizações que determinam a estrutura destes. Além disso, as características da gestão e as relações de poder entre os atores envolvidos também influenciam a dinâmica participativa nos conselhos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.