A dinâmica de participação social nos Conselhos Municipais de Cultura da Baixada Fluminense

Autores

  • Marina Teixeira Gonçalves Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Janaína Machado Simões Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v11i4.11324

Resumo

Dentre as várias áreas nas quais os conselhos representam importante papel no desenvolvimento de políticas públicas, está a área da cultura. A reflexão sobre novas formas de gestão pública na área da cultura passa a ter ligação direta com mecanismos e espaços para a promoção da participação social, sendo os conselhos municipais de cultura componentes centrais nesse processo. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo entender a dinâmica de participação social nos conselhos municipais de cultura da Baixada Fluminense. Partindo de uma metodologia qualitativa e de uma discussão teórica sobre participação, conclui-se que o processo de participação social nos conselhos municipais de cultura da Baixada Fluminense acontece de forma limitada devido à natureza das políticas públicas e das organizações que determinam a estrutura destes. Além disso, as características da gestão e as relações de poder entre os atores envolvidos também influenciam a dinâmica participativa nos conselhos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Teixeira Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestra em Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Janaína Machado Simões, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Administração pela Fundação Getulio Vargas e Professora do Departamento de Administração e Turismo e do Mestrado Acadêmico em Administração da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Downloads

Publicado

2017-10-20

Edição

Seção

Artigos/Papers