Satisfação, conflitos e engajamento no trabalho para professores do ensino médio

Autores

  • Jandir Pauli FACULDADE IMED
  • Manueli Tomasi FACULDADE IMED
  • Shalimar Gallon FACULDADE IMED
  • Elenise Coelho FACULDADE IMED

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v11i4.11325

Resumo

O presente artigo tem como objetivo descrever a relação entre conflitos intragrupais, engajamento e satisfação com o trabalho para professores da Rede Pública do Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa quantitativa-descritiva de corte transversal com a aplicação de 201 questionários de tipo survey a professores de dez escolas públicas. As análises mostraram que os conflitos de ordem afetiva influenciaram diretamente na percepção de Satisfação no Trabalho. Além disto, a satisfação com a natureza do trabalho está diretamente relacionada com o engajamento e esta relação é moderada pela percepção de conflitos intragrupais. Os resultados encontrados sugerem que para os professores os conflitos são importantes vetores do engajamento, enfatizando a necessidade de promover vivências positivas nas atividades laborais em escolas preservando a natureza do trabalho docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jandir Pauli, FACULDADE IMED

Pós-doutorado em Sociologia Econômica pela Université Paris IV - Sorbonne, Doutorado em Sociologia pela UFRGS com estágio doutoral na Université Paris IV - Sorbonne, Mestrado em Sociologia pela UFRGS, Licenciado em Filosofia pela UPF e Bacharel em Filosofia pelo IFIBE. Desde 2006 é Professor Titular IV na Faculdade Meridional (IMED) com atividades na graduação, MBAs e no programa de pós-graduação stricto sensu em Administração da Imed Business School. Como pesquisador, atua nos grupos de pesquisa CNPq: "Estudos Organizacionais Contemporâneos" (PPGA-IMED), "Trabalho na sociedade contemporânea" (PPGS-UFRGS) e no "Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Trabalho" (UPF). Em suas pesquisas desenvolve temas relacionados ao comportamento humano nas organizações, sociologia do trabalho, cooperativismo e sociologia econômica.

Manueli Tomasi, FACULDADE IMED

Acadêmica do curso de Psicologia pela Faculdade Meridional - IMED. Membro do Grupo de Pesquisa do CNPq Estudos Organizacionais Contemporâneos (PPGA-IMED) e bolsista PROBITI/FAPERGS na linha de pesquisa que envolve o comportamento econômico e as relações de trabalho nas organizações.

 

Shalimar Gallon, FACULDADE IMED

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2008) e mestrado (2011) e doutorado (2015) em Administração com ênfase em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com período de doutorado sanduíche na Universidade de Lisboa (Portugal) no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG). A sua tese teve voto de louvor por todos os membros da banca. Atualmente é professora e pesquisadora da Pós- Graduação em Administração na área de Estudos Organizacionais Contemporâneos na Business School da IMED. Tem interesse pelo tema de Gestão de Pessoas; Gestão de Pessoas Estratégica; Gestão de Pessoas Internacional; Expatriação; Internacionalização; e Estratégia de Internacionalização. Já participou de cinco projetos de pesquisa, sendo o atual em Gestão de Pessoas Estratégica no Contexto Internacional financiado pelo CNPQ. Possui 20 artigos completos publicados em periódicos; um capítulo de livro; 14 trabalhos completos publicados em anais de congressos; e três resumos publicados em anais de congressos.

Elenise Coelho, FACULDADE IMED

Acadêmica da Graduação em Psicologia pela Faculdade Meridional - IMED, Bolsista do Programa de Iniciação Científica da Faculdade Meridional - IMED.

 

Downloads

Publicado

2017-10-20

Edição

Seção

Artigos/Papers