Processos de gestão do conhecimento no ensino superior: estudo em uma universidade de Santa Catarina

Autores

  • Carla de Cássia Nardelli Vieira Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Carolina Klein Padilha Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Denise Del Prá Netto Machado Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
  • Luciano de Castro Carvalho Universidade Regional de Blumenau - FURB

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v11i4.11327

Resumo

Este estudo buscou analisar a percepção dos colaboradores de uma instituição de ensino superior quanto à eficácia dos processos de gestão do conhecimento em níveis individual, do grupo e organizacional. Realizou-se pesquisa quantitativa, descritiva transversal, do tipo survey. Para a coleta de dados utilizou-se questionário fechado, elaborado e validado conforme estudo de Sabherwal e Becerra-Fernandez (2003). Para a análise dos dados empregou-se estatística e modelagem de equações estruturais. Percebeu-se que na dimensão ontológica a percepção de aprendizagem é originada em nível individual, transferida para o grupo e para a organização. Na dimensão epistemológica a espiral do conhecimento é iniciada com a conversão de conhecimento tácito pela socialização e externalização. Concluiu-se que o conhecimento é gerado e socializado nos níveis de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Carla de Cássia Nardelli Vieira, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Mestre em Administração - FURB

Carolina Klein Padilha, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestre em Administração - FURB

Doutoranda em Administração - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Denise Del Prá Netto Machado, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Doutora em Administração - EAESP/FGV 

Luciano de Castro Carvalho, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutor em Administração - EAESP/FGV 

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Publicado

2017-09-30

Edição

Seção

Artigos/Papers