Influência da demografia sobre a consciência ambiental e consumo ecológico

Autores

  • Bianca Cristina Longo Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, PR.
  • Ivano Ribeiro Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, PR.
  • Antonio Oliveira de Carvalho Universidade Nove de Julho - UNINOVE, SP.
  • Geysler Rogis Flor Bertolini Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, PR.

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v11i4.11329

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar as influências dos fatores demográficos sobre o grau de percepção de consciência ambiental e consumo ecológico. A partir de dados decorrentes de 1075 questionários respondidos, foram testadas seis hipóteses de pesquisa. As variáveis independentes foram: sexo, idade e escolaridade. Os resultados demonstram que o sexo feminino e a idade mais elevada estão relacionadas de forma positiva e significante com o maior grau de percepção de consciência ambiental e de consumo ecológico. Já a escolaridade está positivamente relacionada com o maior grau de percepção de consciência ambiental, porém sem efeito significativo sobre a percepção de consumo ecológico. Como grande parte dos estudos que investigaram este tema se concentram em aspectos comportamentais, a principal contribuição desse estudo é o melhor entendimento sobre o efeito das variáveis demográficas sobre a percepção dos indivíduos quanto ao grau de consciência ambiental e consumo ecológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca Cristina Longo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, PR.

Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, PR.

Ivano Ribeiro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, PR.

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE, SP. Professor do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, PR.

Antonio Oliveira de Carvalho, Universidade Nove de Julho - UNINOVE, SP.

Doutorando em Administração pela Universidade Nove de Julho - Uninove, Sp. Professor do Centro Universitário Jorge Amado - UNIJORGE, BA.

Geysler Rogis Flor Bertolini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, PR.

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, SC. Professor do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, PR.

Downloads

Publicado

2017-10-20

Edição

Seção

Artigos/Papers