A eficácia das redes sociais e das ferramentas de marketing no recrutamento de integrantes para organizações sem fins lucrativos

Autores

  • Rodrigo Guimarães Motta Doutorando em administração - PUC-SP
  • Luciano Antonio Prates Junqueira PUC-SP
  • Francisco José Turra PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v12i1.11346

Resumo

Este artigo propõe discutir a eficácia do recrutamento de participantes para organizações da sociedade civil através das redes sociais e das ferramentas de marketing. Foi eleita uma área de atuação dessas organizações, o esporte, mais especificamente o judô. Para tornar possível a compreensão do assunto, foi feita uma pesquisa com cento e sessenta praticantes de judô, que treinam em organizações da sociedade civil, como institutos, academias, ONGs e escolas. Observou-se que judocas são recrutados por redes sociais, o que se constitui como uma ação mais efetiva que as ações de marketing. Nas redes sociais, os laços fracos são mais eficazes que os laços fortes para recrutar participantes para as organizações. Ao estudar os laços fracos, foi constatado que o recrutamento é feito sobretudo através de conhecidos e que ocorrem com mais frequência que aqueles obtidos através de outras organizações, os relés sociais.

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Biografia do Autor

Rodrigo Guimarães Motta, Doutorando em administração - PUC-SP

Graduado em administração pública, pós-graduado em filosofia, marketing e sociologia, MBA em varejo, mestre e doutorando em administração.

Luciano Antonio Prates Junqueira, PUC-SP

Doutor em ciências sociais

Francisco José Turra, PUC-SP

Doutorando em administração

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Publicado

2018-03-28

Edição

Seção

Artigos/Papers