Perspectiva orientada ao ator na análise da capacidade instalada dos empreendimentos agroindustriais no município de São Lourenço do Sul/RS-Brasil
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v12i1.11348Resumo
As agroindústrias familiares rurais no Município de São Lourenço do Sul/RS-Brasil têm se apresentado como uma alternativa de manutenção da família no meio rural e preservação da cultura local. Entretanto, consolidar estes projetos individuais exige dos atores empreendedores a formulação de estratégias baseadas em uma racionalidade, própria de cada ator, regida por seus interesses individuais e mediada nas relações envolvendo atores com interesses dispares, e em diferentes arenas. Baseado em 10 estudos de casos empíricos, o objetivo deste trabalho foi o de compreender as estratégias dos atores na construção de seus projetos individuais- agroindústrias- na dimensão da capacidade instalada. Utilizou-se o aporte teórico da Perspectiva Orientada ao Ator (POA). A pesquisa apresenta como características: o estudo de casos múltiplos, exploratório-descritiva e qualitativa. Os dados empíricos foram coletados mediante entrevista com roteiro semiestruturado e, após transcrição realizou-se análise do conteúdo. Os resultados, a partir da análise, apontaram a consolidação de estratégias entre os atores em suas respectivas arenas, em torno da matéria-prima, instalações e recursos financeiros. Desta forma em torno dos projetos individuais consolidaram-se novas formas de organização social com base nas relações horizontais
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.