Paulo Freire, ergologia e os discursos do empreendedorismo

Autores

  • Luana Jéssica Oliveira Carmo
  • Admardo Bonifácio Gomes Junior
  • Patrícia Albuquerque Gomes
  • Lílian Bambirra de Assis

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v12i3.12601

Resumo

Este ensaio teórico teve como objetivo estabelecer diálogos entre os conceitos abordados por Paulo Freire na Pedagogia do Oprimido e a ergologia, tomando como base os discursos do empreendedorismo. Para tanto, apresentou-se algumas concepções de Paulo Freire relacionadas à Pedagogia do Oprimido, tal como a educação libertadora, bem como algumas noções próprias da ergologia. Os discursos do empreendedorismo se apresentam como imperativos ao empreendedor, descolados de qualquer contexto socioeconômico, desconsiderando a atividade industriosa de empreender. Assim, a contribuição desse artigo reside em propor uma reflexão sobre o quanto esses discursos se aproximam de uma concepção bancária da educação. Propõe-se que o empreendedor retome sua “consciência crítica”, o que inclui um pensar autônomo e comprometido, e um reposicionamento em relação à realidade. Só assim torna-se possível o engajamento sociopolítico, de forma democrática e dialógica.

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Publicado

2018-09-17

Edição

Seção

Ensaios/Essays