Reconhecimento do trabalho artístico na sociedade de consumo
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v12i3.13184Resumo
Propomos refletir, neste estudo, possíveis relações entre consumo cultural e o reconhecimento do trabalho artístico. Para tanto, utilizamos o aporte teórico da psicodinâmica do trabalho e a discussão de Baudrillard (2003) sobre a “A Sociedade de Consumo”. Recorremos, como exemplo empírico, ao caso de uma artista atuante na região da Grande Florianópolis, observamos o seu cotidiano de trabalho e realizamos quatro entrevistas em profundidade. Defendemos que o trabalho artístico não passa incólume ao processo de homogeneização social, em que a arte está inserida na mesma lógica dos demais objetos e é apropriada enquanto bem de consumo. A obra e o fazer artístico guardam, contudo, especificidades que fazem sua inserção na sociedade do consumo produzir consequências nocivas ao artista como trabalhador. Advertimos que o não reconhecimento é nocivo para a subjetividade do trabalhador e a constituição da sua identidade, e influencia de modo significativo na vivência de sofrimento no trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.